10-03-2007 - Visita guiada: Jardins do Monte Palace (Fundação Berardo)
Em 10-03-2007 - Visita guiada, através da Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal ao Jardim Tropical do Monte Palace (Fundação Berardo).
Vou antes de passar às fotos do costume, fazer uma breve introdução, sobre este Jardim e sua história:
O Jardim Tropical Monte Palace ocupa uma área de 70.000 m2.
Desde a sua aquisição tem sido renovado, com plantas exóticas endémicas de vários países (Cicas e proteas da África do Sul, azáleas da Bélgica, urzes da Escócia, etc.) assim como com plantas indígenas das florestas madeirenses (Laurissilva, nomeadamente, fetos, cedros, loureiros, loureiros das Canárias, etc.).
A vegetação luxuriosa mistura-se com enormes lagoas repletas de peixes Koi, proporcionando aos visitantes um agradável espectáculo repleto de brilho e cor. Inicialmente a introdução de peixes Koi foi nas lagoas já existentes. Depois, foram construídas mais duas lagoas com a capacidade de 300.000 litros. Estas lagoas estão equipadas com um sistema sofisticado de filtragem e purificadores de água, sem o uso de químicos, assegurando, assim, um habitat saudável para os peixes, que apresentam aos visitantes uma esplendida variedade de cores.
Os passeios dos jardins estão enriquecidos com ornamentações ostentosas, cantaria, janelas, nichos, pagodes, budas, lanternas de diferentes partes do mundo e esculturas em bruto ou pedras trabalhadas.
As Alamedas do jardim foram enriquecidas com painéis de azulejos, dos Séculos XVI a XX. Expostos no meio da vegetação tropical representam diversas eras e provêm de palácios, igrejas, capelas e casas privadas de todas as partes do país. A grande maioria descreve acontecimentos sociais, culturais e religiosos. Dos muitos trabalhos destaca-se uma porta do séc. XVIII, emoldurada por uma frontaria proveniente de uma capela. Esta frontaria é constituída por duas figuras laterais, que seguram a tábua dos 10 Mandamentos e uma espada.
Merecem também destaque os painéis em terracota, (166 azulejos vidrados de terracota) nomeadamente o intitulado 'A Aventura dos Portugueses no Japão' e 40 painéis sobre a Historia de Portugal começando a narrativa no reinado de D. Afonso Henriques e terminando com um painel dedicado à 3.ª República. Pelo jardim podemos ver ainda brasões, cantarias, esculturas, nichos, pagodes, budas, lanternas, em pedra bruta ou trabalhada .
*****
Jardim Tropical Monte Palace
É na Quinta Monte Palace, propriedade da Fundação José Berardo, que se encontra o Jardim Tropical do Monte Palace. A vegetação deste Jardim tem sido aumentada com plantas vindas de todo o mundo. Foram já plantadas cerca de 100.000 espécies vegetais, entre azáleas, urzes, e árvores diferentes, para além da grande variedade de fetos. O jardim apresenta também uma colecção de cicas (encephalartos) que são consideradas fósseis vivos. Das 72 espécies conhecidas, este jardim conta com cerca de 60 variedades. Apresenta ainda um espaço dedicado à flora madeirense, no qual se encontram a maior parte das variedades da Laurissilva da Macaronésia, além de outras espécies em vias de extinção, como por exemplo o Pittosporum coriaceum, popularmente conhecido como "Mocano".
*****
Aqui vão as fotos desta visita (aconselhada a todos os que visitem esta Ilha)...
os jardins estão cheios de estatuetas...
dos murros do jardim dá para ver os carros tipicos madeirenses a descer a rua...
também tem peixes...
que magnífico lago, e que paissagem... vale a pena...
além de outras exposições, tem também uma africana...
THE END
FIM desta visita ao Jardim da Fundação Berardo
Fotos: Arnaldo Pereira
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home